Desafios e possibilidades na adaptação de jogos para séries de TV

David Gaider discute desafios de adaptar jogos, como Dragon Age, para séries de TV; destaca importância da originalidade. Possibilidade de adaptação de Disco Elysium e rumores sobre Mass Effect.

Desafios e possibilidades na adaptação de jogos para séries de TV

Após o sucesso das adaptações de séries de TV para "The Last of Us" e "Fallout", muitos fãs estão curiosos para saber quais jogos seriam excelentes escolhas para se tornarem a próxima grande série televisiva. Entre os títulos frequentemente mencionados está Dragon Age, uma popular franquia de RPG de fantasia. No entanto, o co-criador da saga, David Gaider, expressou sua opinião de que transformar Dragon Age em uma série de TV seria uma "péssima ideia". Em uma série de tweets, Gaider explicou que uma adaptação de Dragon Age para a televisão precisaria ser mais do que uma simples reprodução mecânica dos jogos. Ele destacou que a essência única e interessante da história do jogo seria difícil de capturar em um formato televisivo, uma vez que, fora do ambiente interativo dos jogos, o universo fantástico de Dragon Age poderia se tornar algo genérico visualmente. Gaider concordou com a opinião de que a adaptação de IPs de fantasia, como Dragon Age, Elder Scrolls e Baldur's Gate, poderia perder parte de sua originalidade e personalidade fora do contexto dos jogos. Ele enfatizou que criar uma série de TV baseada nessas franquias exigiria um profundo mergulho nas características únicas de cada uma, algo que vai além de uma simples transposição de mecânicas de jogo para a tela. Sobre os spin-offs animados existentes de Dragon Age, como "Dawn of the Seeker" e "Absolution", Gaider demonstrou desinteresse, sugerindo que essas produções não buscavam uma autenticidade que ele considerasse satisfatória. Ele comentou que nenhum dos envolvidos na criação dos programas animados demonstrava um interesse genuíno na fidelidade à propriedade intelectual. Diante da questão de qual jogo seria mais adequado para ser adaptado para uma série de TV, Gaider mencionou "Disco Elysium" como uma possibilidade interessante, desde que o estilo da série seguisse a atmosfera única e surreal do jogo original. Ele destacou a importância de manter a estranheza e experimentalismo de "Disco Elysium" para que uma adaptação televisiva fosse verdadeiramente impactante. Em 2020, foi anunciada uma adaptação de "Disco Elysium" como uma série live-action, com a produção sendo liderada pelo produtor do filme "Sonic". A parceria entre a desenvolvedora ZA/UM e a dj2 Entertainment para o desenvolvimento da série foi mencionada, embora poucos detalhes adicionais tenham sido divulgados desde então. Além de Dragon Age, outra franquia aclamada da BioWare é "Mass Effect", conhecida por seus jogos de ficção científica. Ao longo dos anos, houve especulações sobre a possibilidade de uma adaptação televisiva de Mass Effect, incluindo rumores envolvendo a participação de Henry Cavill, famoso por seu papel em "The Witcher". Até o momento, nenhuma produção concreta se concretizou. As opiniões de Gaider sobre uma possível série de Mass Effect refletem suas observações sobre uma potencial adaptação de Dragon Age. Ele questiona se é possível criar algo inovador e original, que não seja apenas uma repetição do que já foi visto em produções similares, como Star Trek. Sobre um eventual filme de Mass Effect, Gaider expressa a necessidade de algo realmente notável e único, que transcenda as expectativas dos fãs familiarizados com a história e o universo da franquia. Quanto ao futuro da série Dragon Age, o próximo jogo da saga, "Dragon Age: Dreadwolf", pode ser revelado ainda neste verão. A expectativa em torno dessa nova entrada na franquia desperta a curiosidade dos fãs quanto ao seu potencial para expandir e enriquecer ainda mais o universo de Dragon Age. Em resumo, a busca por adaptar jogos de sucesso em séries de TV ou filmes é um desafio que envolve não apenas a tradução das mecânicas de jogo para o formato audiovisual, mas também a captura da essência, da originalidade e da complexidade dos universos criados pelos jogos originais. A reflexão de David Gaider sobre Dragon Age e outras franquias oferece uma perspectiva interessante sobre os desafios e possibilidades desse processo de adaptação, destacando a importância de preservar a autenticidade e a singularidade de cada obra ao transpô-la para novas mídias.

Fonte Notícia: https://br.ign....

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow