A dor de Mario: uma reflexão sobre a experiência de jogo

Tezuka debate se Mario sente dor e destaca a importância da percepção dos jogadores. Relação emocional entre jogador e personagem em jogos. A imersão e interpretação como elementos-chave.

A dor de Mario: uma reflexão sobre a experiência de jogo

Mario é um personagem icônico da Nintendo, com mais de 40 anos de história repleta de desafios e aventuras. Ao longo dessas décadas, ele enfrentou inúmeros obstáculos, mas será que ele realmente sente dor? Essa é a questão que foi levantada a Takashi Tezuka, designer do Super Mario Bros. original, e sua resposta oferece uma interessante reflexão. Tezuka compartilhou que, como Mario é um personagem feito de "alguns pixels" e uma criação fictícia, ele na verdade não sente dor. Desde sua aparição em 1983, Mario tem encarado uma infinidade de situações sem nunca precisar de uma pausa ou ser mostrado machucado. Enquanto é claro que ele pode "morrer" no jogo, a ideia de ele sofrer é algo a se questionar. Em uma entrevista ao The Verge, Tezuka, que também atuou como produtor do mais recente Super Mario Bros. e do Princess Peach: Showtime!, admitiu que é possível que Mario sinta dor, mas ressaltou que a experiência de jogo depende da percepção de quem está jogando. A "magia da Nintendo" entra em jogo aqui, com Tezuka sugerindo que a interpretação dos jogadores é o que importa. Se os jogadores acreditam que Mario está sentindo dor, então essa é a resposta mais válida, ao invés de se concentrar na veracidade da dor sentida pelo personagem. A ambiguidade da resposta de Tezuka destaca como as emoções dos jogadores influenciam a forma como eles interagem com o jogo. Para Tezuka, quando o jogador se sente impactado por uma ação de Mario, como ser atingido por um inimigo, é esse envolvimento emocional que importa. Em um exemplo mais concreto, podemos lembrar de uma cena em Super Mario 64, onde Mario reage com dor ao queimar sua "bunda" ao tocar em fogo. Essa representação de dor física é uma escolha consciente dos desenvolvedores para intensificar a conexão emocional entre o jogador e o personagem. Em última análise, a interpretação da dor de Mario é deixada nas mãos dos jogadores, que podem optar por abraçar a lógica do mundo virtual ou adotar uma visão mais transcendental. A resposta ambígua de Tezuka nos convida a refletir sobre como a experiência de jogo vai além da simples interação de personagens virtuais. A conexão emocional e a imersão dos jogadores na narrativa são elementos-chave que tornam a experiência de jogar tão envolvente. Em última análise, a magia dos jogos está na liberdade que os jogadores têm de interpretar e experienciar as histórias e emoções apresentadas. Para os entusiastas de jogos e fãs do universo de Mario, essa discussão sobre a dor do personagem traz à tona questões mais profundas sobre a natureza da experiência de jogo e a relação entre jogador e personagem. A Nintendo sempre foi conhecida por sua capacidade de criar mundos envolventes e personagens cativantes, e a reflexão de Tezuka sobre a dor de Mario é apenas mais um exemplo do cuidado e da atenção aos detalhes presentes nos jogos da franquia. Seja interpretando a dor de Mario como parte integrante da experiência de jogo ou simplesmente como uma representação simbólica, a discussão levantada por Tezuka nos convida a explorar as diversas camadas de significado presentes nos jogos e a importância da conexão emocional na experiência de jogo. Ao final, a resposta sobre se Mario realmente sente dor ou não pode variar de jogador para jogador, mas o mais importante é a imersão e a emoção que os jogos conseguem despertar em cada um que se aventura pelo mundo fantástico de Mario. Quer mais conteúdos sobre o universo dos jogos e tecnologia? Não deixe de se inscrever no canal do IGN Brasil no Youtube e seguir as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! Siga também Samara Barboza no Instagram e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos games.

Fonte Notícia: https://br.ign....

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